Seja Bem Vindo ao blog do EMOEST

É um evento muito legal, que acontece no Estado do Tocantins. Onde muitos jovens espíritas participam durante o carnaval quando é realizado estudos e oficinas sobre a Doutrina.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Oficina de Teatro





A pedido de Simão Pedro vou fazer este post para falar da emoção que senti ao ouvir e ver o jogral, produto da oficina de teatro deste ano. Foi emocionante ver os jovens, que em cada fala, nos fazia refletir sobre a importância de estar no palco da vida... e a possibilidade dos vários papeis...sejam eles papeis principais, coadjuvantes ou simplesmente de bastidores. Andréia e Simão valeu mesmo ! foi muuuito bonito o texto "PALCO DO MUNDO"

Cedido por SimÃO Pedro vou postar o belíssimo texto da (autoria desconhecida) apresentação;

Poeticamente, os escritores se referem, por vezes, ao mundo, como um grande palco.
A vida seria, então, nada além de uma peça teatral.
Em verdade, se vivêssemos pensando que estamos em um palco, possivelmente nos sairíamos melhor na representação do papel que nos compete.
Para o êxito de uma peça teatral, uma grande equipe se faz necessária. E um número quase sempre maior dos que aparecem no palco, trabalham nos bastidores ou jamais pisam sequer as dependências do teatro.
Os papéis se distribuem por ordem de importância. Sem o respeito ao desempenho individual e ao que ele representa, não haverá êxito.
A harmonia do conjunto é que resulta no sucesso da apresentação. O escritor, o diretor, o figurinista, o maquiador, o iluminador, os atores - todos têm seu momento próprio para agir.
Da sua atuação específica depende o resultado final.
Não se concebe que, em meio à apresentação do principal personagem, o funcionário deixe a mesa de iluminação e diga: Não esqueçam. Esta cena só ficou tão boa por causa do jogo de luzes. Ah! Se não fosse eu.
Durante o espetáculo, quando a platéia se emociona, com a representação da heroína, jamais a costureira irrompe no palco para chamar a atenção sobre um detalhe do figurino, que realça a silhueta da atriz.
Em suma, cada um desempenha o seu papel, a seu tempo, do seu modo.
Quanto melhor isso ocorre, maior o sucesso, melhor o resultado final.
Se começarmos a pensar que nos encontramos em um palco e uma grande platéia nos assiste, é possível que sejamos mais gentis e educados.
Se pensarmos que para representar o grande ou pequeno papel que nos foi confiado, dependemos de tantos, trataremos melhor as pessoas.
Não desprezaremos pais envelhecidos e enfermos. Afinal, foram eles que nos possibilitaram a chegada ao palco do mundo.
Teremos em melhor conta professores valorosos que nos ensinaram o alfabeto, o segredo dos números, o intrincado da ciência e da filosofia.
Especialmente não desejaremos para nós os aplausos e ovações que a outro pertencem.
Iremos nos sentir satisfeitos por atuar ao lado do ator extraordinário, aprendendo com ele. Sem desejar ou tentar roubar a cena.
Finalmente, quando a cortina se fechar, denunciando o final da peça, poderemos dizer alegres, embora cansados: Que bom! Tudo saiu muito bem!
* * *
Da próxima vez que alguém estiver brilhando mais do que nós: é o seu papel, no momento.
Para isso nasceu, se preparou, ensaiou. Se desejarmos brilhar tanto quanto ele, realizemos o esforço que ele despendeu.
Mas, se nosso papel nos exigir a permanência nos bastidores, ainda assim façamos o melhor.
O que realmente importa é o nosso desempenho. Será ele que merecerá a imparcial avaliação do Criador da peça e dono do teatro: Deus, nosso Pai.

BRAVO!!!

Leila Ramos - harmonização para prece



A música escolhida foi "Raiz" na voz e violão por Leila Ramos em uma belíssima apresentação. Leila nos transmitiu a beleza de se continuar firme no ideal espírita. Na continuação a música "Alma Gêmea" contaminou o ambiente de paz e amor, a letra do livro "Há dois mil anos" fala do amor de dois seres e da confiança na amplitude deste sentimento transformador de almas, vidas e mundos.

Encerramos com uma breve prece feita por Carlos da cidade que sediou o Emoest 2010 - Araguaína...URRA URRA!

Mais uma música... agora para confraternizar "Existe aí" todos de pé cantaram como um coral harmônico. A música nos fala que sempre há a possibilidade/oportunidade do auxílio ao próximo. Seja no falar de amor ou em transmitir sentimentos de solidariedade e caridade a todos que nos cercam através da amizade podemos amenizar as nossas dores.

O Hino do Espiritismo foi cantado com fervor em uma grande roda, na demonstração que todos somos amigos e bons cristãos.

SEJA DIFERENTE!!!!!!!!!!
ESPIRITISMO É O CRISTIANISMO REDIVIVO!!!!!!! APOSTE NA TRANSFORMAÇÃO DE UM MUNDO MELHOR, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS E DA RENOVAÇÃO DOS SENTIMENTOS!!!!!!!

Alegria Cristã e os momentos finais!



Suzi cantou a pedido de Morgana Taíse (oficina de vídeo)"Inquietas águas", e me fez recordar das reuniões da comissão em 2009 para a realização deste evento!. "E se amigos não houver sobre os rios das inquietas águas, eu me estenderei!".

A harmonia presente com esta bela menssagem musical, nos faz lembrar da importância do mestre Jesus nas nossas vidas, nos auxiliando através de suas palavras a vencer os nossos Gigantes interiores. Assim, Jesus estará conosco nas nossas alegrias e aflições sempre que necessitarmos é o amigo que não nos abandonará.

Noite de Artes


Como uma das atrações mais esperadas do Emoest 2010, tivemos a realização da noite de artes, com apresentações artísticas elaboradas e executadas pelos jovens participantes do evento.
As apresentações variaram entre musicais e teatrais, os jovens proporcionaram aos telespectadores um espetáculo que superou as suas expectativas, mostrando o potencial artístico que têm o movimento jovem espírita.
A noite iniciou-se com a apresentação da jovem cantora Suzy que embalou os telespectadores ao som de uma voz encantadora interpretando a música “Mar da Vida” acompanhada pelo violonista Gean da cidade de Imperatriz-Ma, logo em seguida tivemos a apresentação do grupo musical de Gurupi que iniciou sua apresentação com a música “perdão”, como encerramento das apresentações da noite de artes tivemos a representação através de expressão corporal da música “Mo senhor”, o grupo que se apresentou é formado por jovens do movimento espírita de Araguaína.

Jogos Cooperativos


No dia 14/02 as 16:30 na quadra poli esportiva, como parte da programação do Emoest 2010, foi dado inicio aos jogos cooperativos.
Os jogos cooperativos têm a finalidade de unir todos os participantes em um só grupo, de modo que haja interação total entre eles, propõe um modelo de atividade em que não há vencedores nem perdedores, todos participam e todos ganham, diferindo-se dos jogos competitivos onde há um ganhador e um perdedor.
As atividades foram comandadas por Daniel Araújo, que é o responsável pela elaboração e execução dos jogos.
O que se viu no transcorrer do primeiro dia dos jogos foi uma espontaneidade contagiante que emanava de cada um dos participantes, contribuindo para a formação de um ambiente harmonioso e alegre.
Neste primeiro momento dos jogos foram acertados os brados que dão inicio a execução dos gritos de guerra. Ao se ouvir o som do prato de fanfarra todos os participantes ecoam o grito “EEEEEMOOOOESST URRA! URRA!” e ao som da buzina as mulheres gritam “Amai-vos” e os homens “Instruì-vos”, Além disso, foi realizada atividade que instigou os participantes a se movimentarem muito em ações como abraços, gestos, pulos etc, esta atividade serviu para uma maior aproximação entre os participantes. Logo em seguida ao se iniciar outra atividade, infelizmente, tivemos a interrupção dos jogos em decorrência de uma chuva que caiu inesperadamente, mas se engana quem pensa que este fato diminuiu o entusiasmo dos jovens, ao saírem da quadra para o pátio da escola todos se confraternizaram em rodas de conversas e risos fáceis, dando continuidade a alegria que se viu na quadra, teve quem aproveitasse o tempo vago para programar atividades para a noite de artes tão esperada pelos participantes do Emoest 2010.

Chora EMOEST

O que gostou? (O que não gostou?)

Expositores
Arlinda: Gostou da integração dos jovens, dos estudos desenvolvidos nas exposições com o tema "Amai-vos e Instrui-vos".
Não gostou de algumas atitudes no segundo dia de encontro e do cansaço e a indisposição de alguns jovens para com o estudo.
Edna: Gostou da temática, percebeu em alguns jovens certa maturidade na Doutrina Espírita.
Não gostou da indisposição de alguns participantes no segundo dia de encontro.
James: Gostou da interação, envolvimento, trocas múltiplas entre os participantes durante os jogos e as apresentações culturais.
Não gostou da estrutura física da quadra.
Por: Márcio Alves

Participantes
Deborah (Gurupi): Disse que gostou muito da rádio.
Isabela (Gurupi): Disse que gostou de participar da oficina de rádio,e a parte que ela não menos gostou foi que não teve os jogos imperativos.
Jéssica (Gurupi): Disse que gostou de conhecer pessoas novas,e ela não gostou da chuva que atrapalhou os jogos imperativos.
Josué (Palmas): Gostou dos estudos da oficina,e não gostou das músicas da rádio.
Vinicius: Gostou da oficina de música, e também não gostou das repetidas músicas da rádio.
Por: Tarcísio Lima

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Oficina de música



A oficina apresentou a música "Rota do amor" fruto de várias horas de transpiração e inspiração. A música orquestrada por 7 violões, 1 teclado, 1 bongo, 1 surdo além das 19 vozes trouxeram a bossa nova, Henrique e Simone tentaram trabalhar os sentimentos através da música. Simone emocionada foi as lágrimas falando da sua satisfação e alegria na obtenção do resultado. Uma música que nos fala ao coração na busca do amor para trilhar nossos caminhos vencendo assim os conflitos do coração, refletindo através da instrução que somos eternos aprendizes.

Logo que for autorizado postaremos a letra da música e também um vídeo digno de todos os participantes desta oficina! 90% inspiração, 10% transpiração ... como diria a espiritualidade superior!

MUITO OBRIGADO A TODOS DA OFICINA!!!!

Fala dos Facilitadores; Bruno, Adelma, Daniel

Os facilitadores aproveitaram o espaço para agradecer aos jovens. Bruno disse da importância do Estudo para causar novas reflexões e atitudes. Adelma agradeu o convite e disse que ficou muito feliz com a sua primeira participação como facilitadora e que agora estará sempre conosco!. Daniel Araújo, figurinha carimbada no emoest dentre muitas coisas agradeceu a harmonia do evento. E não esperava a surpresa dos participantes da UTI da Alegria, um vídeo musical com fotos das missões realizadas e com frases expuseram experiências únicas. Leandro de Gurupi apresentou e agradeceu a confiança dos idealizadores da UTI da alegria.

Oficina de Rádio



Lúcio e Graci chamaram a frente os jovens locutores participantes da oficina! Todos se apresentaram e percebemos a empolgação e a diversidades das cidades participantes. Graci disse que, os 25 inscritos foi show! e para o próximo Emoest as inscrições serão antecipadas! Laurana de Imperatriz foi chamada para falar da experiência de participar da oficina e ter sua voz espalhada por todo o espaço do evento!, também disse da garra de todos de vencer os obstáculos e agradeceu em nome de todos o esforço dos expositores para que todos compreendesse a mensagem da oficina. Graci contou dos improvissos que ocorreram, e o Leandro como Destaque da oficina, irá atuar como sonoplasta dos próximos eventos!


Imperatriz aproveitou para agradecer a todos do evento, e contou como surgiu o EJERT aproveitando para convidar todos para participarem da edição de 2010 que irá acontecer dias 30/04, 1 e 2/5 em Imperatriz!

Obrigado a Rádio por tornar o Emoest mais divertido!

Oficina de vídeo

Foi apresentado um vídeo de sensibilizão através de imagens e música (Semente do Amanhã) que foi utilizado como material doutrinário na oficina, e também foi apresentado o resultado um tele jornal( com Hellen e Marcos) com as notícias importantes sobre o espíritismo e sobre o evento, além claro de um pequeno making off da oficina. Logo mais disponibilizaremos no blog. Aguardem

Apresentação de slides por Onadir e Karine

Foram apresentadas fotos emocionantes sobre tudo o que aconteceu no evento, logo mais postaremos os slides aqui no blog. Aguardem!!!

Agradecimentos da organização




Este momento de agradecimento foi de bastante emoção, onde falaram Leide (coordenadora DIJ Araguaína), Sheila (coordenadora do DIJ Feetins) e Leila Ramos (presidente da Feetins. As lágrimas rolaram e os jovens aplaudiram com fervor as representantes presentes. Leila ressaltou em sua fala a importância da vivência doutrinária observada no trabalho com a coordenação dos novos jovens envolvidos, que fazem da melhor forma possível acontecer o evento. A alegria do reencontro foi também falada tanto quanto a importância de manter o contato e as trocas após o evento. A quentinha exposta por Leila é que o Emoest 2011 será realizado em Porto Nacional. Já com maior idade e retornando ao seu berço onde há dezoito anos tudo começou.

Oficina Cine Debate



Como segunda apresentação, a oficina de Cine Debate, representada por Morgana,pois as expositoras Elydia e Cidiane tiveram que ir embora mais cedo.
Foram apresentados trechos de filmes como Avatar, Bezerra de Menezes,Os Outros, minha vida em outra vida e um trecho do filme de Chico Xavier que irá estrear nos cinemas este ano.

Encerramento Emoest 2010



Já estamos no encerramento... e agora é a hora das apresentações!. As oficinas, as aulas e grandes surpresas estarão sendo apresentadas os resultados obtidos com as oficinas. A primeira oficina a apresentar os seus trabalhos foi a oficina de teatro, inicialmente exibiu-se um vídeo que teve como tema a vida e o amor, logo em seguida apresentaram um jogral falando sobre o palco da vida e a importância que tem de cada um de nós desempenhar o papel que nos cabe.

Soltando o Verbo



Na ultima noite de Emoest foi realizada a primeira edição do programa SOLTANDO O VERBO com as participações de Leila Ramos, presidente da Feetins e Maria Alzira Garcia, coordenadora do departamento de mediunidade da Feetins, ambas responderam aos questionamentos dos jovens referentes a assuntos diversos dentro da temática espírita.
O programa Soltando o Verbo foi mais uma novidade da 17ª edição do Emoest, tendo como apresentador Simão Pedro, o programa trouxe vários quadros, sendo o principal o de perguntas e respostas.
Não podemos deixar de citar a participação da “Banda” que foi responsável juntamente com a platéia pela grande animação ocorrida no evento.

Turma da Oficina de Blog!


Momentos finais da Oficina de Blog!

PALHAÇADA


Ontem, o jovem Pablo Felipe de Imperatriz animou os corredores do EMOEST vestido de palhaço.

"A alegria não está nas coisas, está em nós."
Johann Goethe

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Quentinhas do EMOEST

Oficina de teatro: De acordo com Marília Ribeiro Aguiar o EMOEST esta sendo bem objetiva e legal todo mundo esta interagindo uns com os outros e haverá um jogral.

Oficina de Cine Debate: De acordo Maria Carolina esta sendo muito legal ,ta havendo bastante interação.

Oficina de Música: De acordo com Henrique a oficina de musica vai ser uma orquestra com 15 violões tocando aos mesmo tempo. (por Maria)