Seja Bem Vindo ao blog do EMOEST

É um evento muito legal, que acontece no Estado do Tocantins. Onde muitos jovens espíritas participam durante o carnaval quando é realizado estudos e oficinas sobre a Doutrina.

segunda-feira, 7 de março de 2011

SOL MAIOR - O NOVO SOM DO EMOEST!

Entrevista com LEIDE AGUIAR (integrante do grupo SOL MAIOR)

1. Fale sobre o CD.

- O CD era um sonho bem antigo, e teve várias participações de alguns que deixaram de ser espíritas como Divino Blan e mais um irmão que desencarnou no ano passado, Frederico.

2. De onde surgiu o nome do CD ?

- O nome do CD surgiu a partir do momento em que pensamos no sol ( aquele que ilumina o renascer de uma nova vida ), também como a nota SOL MAIOR ( nota musical ).

3. Tem canções próprias? Ou cantam canções de outros cantores?

- Temos canções próprias, mais também usamos outras canções tais como: do Grupo Acorde com a música Anjos; Pai Nosso (várias religiões); as outras composições são de encontros do EMOEST.

4. Como surgiu esse grupo musical?

- Nosso grupo musical surgiu do fruto do nosso trabalho no grupo da mocidade, que era uma turma que gostava muito de música.

 _______________________________
Realizado por Thaís Valadão, 15 anos de Gurupi
e Guilherme Manduca, 21 anos de Palmas

EMOEST ou seria ECO-EMOEST??


 Com uma média de 120 jovens no Emoest, temos que ter preocupação com o meio ambiente. Isso foi mostrado assim que chegamos no CEM Florêncio Ayres de Porto Nacional, na 18ª edição do evento.
A organização ‘bolou’ uma idéia para incentivar os jovens a praticar a reciclagem.
Em vez de usarmos mais de 7.000 copos descartáveis por evento, foi desenvolvido, com muita dificuldade, um sistema de “uma caneca por pessoa”, assim cada um tinha a responsabilidade de cuidar de sua caneca durante os quatro dias do evento.
A decoração também não fugiu do assunto, além de estar muito criativa e bonita, toda ela foi idealizada com a utilização de material reciclável.
Ainda com essa idéia na cabeça nós jovens recebemos uma meta a ser cumprida... e qual seria essa meta?!?!
Haha... as garotas que gastam 30 minutos no banho que se cuidem, á meta é:
“Não secar a caixa d’agua, o que não conseguimos cumprir nos anos anteriores.”

Texto de Breno Moreira, 17 anos de Palmas

Entrevistas com os jovens espíritas no Emoest 2011 em Porto Nacional.

1 - O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO DO EVENTO EM PORTO NACIONAL?

Pedro Luciano Souza, 17 anos, Palmas: “Interessante, pois estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas legais, muito bacana mesmo!!”

Maria Gabriela Brito, 14 anos, Porto: “Gostei muito do tema, pois ajuda os jovens,ou seja é uma tema em que todos interagem...pretendo voltar muitas vezes.”

Mateus Pádua, 15 anos, Paraíso: “Interessante, gostei muito das oficinas e estar aqui esta sendo muito bom.”

2 - VOCÊS ACHAAM A IDÉIA DO “COPINHO” INTERESSANTE?

Laio Oliveira, 17 anos, Palmas: “ Foi uma ótima idéia, e que se importa pelo meio-ambiente, mas seria melhor que tivessem um reservatório para os copos danificados.

Jéssica Araújo, 16 anos, Gurupi: “Interessante, pois quando era o copo descartável o meio-ambinte era mais atingido”.

Renato Fidelis, 23 anos, Palmas: “Acho que seria melhor ter feito um lugar para guardar o copo.”

Pedro Luciano Souza, 17 anos, Palmas: “A idéia foi muito legal, foi problemática pois os jovens estavam quebrando seus copos. Assim não conseguindo atingir a meta de não afetar o meio-ambiente.”

3 – O QUE VOCÊS ACHARAM DO TEMA SELECIONADO: “AMOR E SEXUALIDADE NA ERA DE TRANSIÇÃO DO PLANETA”?

Carlos Henrique, 20 anos, Araguaína: “Gostei muito, acho esse tema bastante polêmico, onde todos participam, expõe suas opiniões e questionam. Muito bom mesmo! Está de parabéns! ”

Breno Moreira, 17 anos, Palmas: “Achei legal, pois alem de esclarecer minhas dúvidas sobre o tema, aprendi coisas novas que eu não sabia.”

Letícia da Costa Lins, 16 anos, Gurupi: “Interessante, pois esclarece muitas dúvidas.”

4 – E AS OFICINAS, O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO? ESTÁ VALENDOA PENA PARTICIPAR?
Vitória Sousa, 15 anos, Araguaína: “Estou gostando, porque é a primeira vez que participo, e a primeira vez também sendo radialista.”.

Murilo de Souza, 15, Porto Nacional: “ Achei bom, tive novas experiências na oficina de rádio, conheci novas pessoas, os aparelhos da rádio que eu não conhecia e aprendi muitas coisas.

Thaís Valadão, 15 anos, Gurupi: “Estou gostando, pois é a primeira vez que venho e estou interagindo com todos e pretendo vir nos próximos”.

Gabryella Valadão Reis, 14 anos, Gurupi: “Estou gostando muito, pois estou tendo oportunidades, não só de fazer novas amizades, como estar aprendendo ao mesmo tempo com certeza está valendo a pena”.

_____________________________
Idealizado por: Luciana Lane, 15 anos de Gurupi, Gabryella Valadão, 14 anos de Gurupi
Editado por: Breno Moreira, 17 anos de Palmas