Reunião EMOEST
Olá pessoal!
Vamos nos atualizar a respeito dos acontecimentos de Junho/2010 no ambiente da FEETINS... primeiro com o nosso objetivo: EMOEST!
O grupo esteve reunido pela 3ª vez ( 26/06/2010) para poder tratar o tema do evento em 2011. A verdade foi que houve a necessidade de mmmuuuuuuiiiiiita concentração e "suar a camisa" para pensar em tema que pudesse contemplar também o pedido feito pelos jovens em suas avaliações, onde a maioria exprimiu que temas como sexualidade e mediunidade deveriam ser abordados em 2011.
As cidades de; Palmas, Gurupi, Guaraí, Porto Nacional, Colinas... levaram representantes para a discussão. Bastante produtiva por sinal, discutirmos sobre esses dois temas de considerável complexidade, e todos concordaram que devemos abordá-los sob a perspectiva do Amor.
Ainda estamos em aberto para discussão, que continuará na próxima reunião. Então....(avisa Sheila Resende) será dia 7/8/2010 a noite para facilitar aqueles que vem de outras cidades. É importante lembrar que a Federação irá oferecer capacitação no dia 8/8/2010 e para maiores informações envie pedido para email para: sheilaresende@hotmail.com
Ps. A foto que aparece acima é do 2º encontro, o qual não postei aqui no Blog. E em resumo no encontro passado começamos a pensar o tema para o evento.
APÓS A REUNIÃO...
Aconteceu neste fim de semana o Seminário de Unificação com o convidado Francisco Ferraz (Presidente da Federação Espírita Paranaense) com um jeito simples e muita propriedade o Sr. Francisco falou da importância do movimento espírita, da casa espírita, do Estudo, dos trabalhadores e comportamentos que frequentemente vemos na casa espírita. Alertou sobre práticas incoerentes, dos modismos e justificou que somente com base doutrinária (estudo do Pentateuco codificado por Kardec) se pode evitá-los. Propos a audiência que pensasse sobre os Interesses, divergências e homogeneidades existentes nas centros espíritas um exercício que provocou reflexão também a respeito da atividade que cada um desenvolve no local que frequenta. Francisco, que colocou diversas experiências pessoais enriquecedoras, não deixou de abordar temas como o de movimentos que se entitulam espíritas, e esclareceu o porquê das Federativas não apoiarem tais movimentos, justificando com base doutrinária as discrepâncias doutrinárias (irrecuperáveis) entre esses movimentos e que não devemos confundir as coisas. Ressaltou que esses movimentos realizam trabalhos no campo da assistência social consideráveis, porém isso não os torna movimento espírita, pois este deve estar pautado tão somente nas Obras Básicas.
O seminário de um modo geral foi enriquecedor do ponto de vista doutrinário e de entendimento do movimento espírita, pois devem ser sempre discutidos com base na proposta de Unificação. Segue abaixo um pequeno esclarecimento acerca do tema proposto no seminário;
O que é a Unificação Espírita: uma atividade-meio que tem por objetivo fortalecer, facilitar, ampliar e aprimorar a ação do Movimento Espírita em sua atividade-fim, que é a de promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita.
O que realiza: Realiza um permanente contato com os Grupos, Centros ou Sociedades Espíritas, promovendo a sua união e integração e colocando à disposição dos mesmos, sugestões, experiências, trabalhos e programas de apoio de que necessitem para suas atividades.
Como se estrutura: Estrutura-se pela união dos Grupos, Centros ou Sociedades Espíritas que, preservando a sua autonomia e liberdade de ação, conjugam esforços e somam experiências, objetivando o permanente fortalecimento e aprimoramento das suas atividades e do Movimento Espírita em geral.
(Fonte CEI - Conselho Espírita Internacional)
Agradecimento especialíssimo ao Sr. Francisco que nos transmitiu com simplicidade, clareza e objetividade conhecimentos valiossisimos... Também a Silberto, Leila, Sidynei, Graça, Laila, Jane ... e tantos outros que abrilhantaram compartindo experiências, impressões e opiniões acerca do tema.
Para os que foram: não deixem de compartilhar com as Casas Espíritas que frequentam
Para os que não foram: não deixem de participar dos próximos, conhecimento nunca é demais!
Para pesquisa:
Movimento em Movimento (semana passada)
Mini Curso
No dia 19 e 20 deste mês foi realizado a pedido dos dirigentes mini cursos simultaneamente em Araguaína (Centro Espírita Lar de Emanuel) e em Tocantinopolis os respectivos cursos de implementação; Atendimento Espiritual e ESDE. A Coordenadora Delma e a colaboradora Elisabeth Lucena desenvolveram os trabalhos nas cidades tendo o acompanhamento de Silberto e Leila, além do Acessor da região norte Sr. Sidynei confrade de Araguaína.
Na avaliação do grupo federativo, as explanações foram bastante pertinentes e pautadas no livro "Orientação ao Centro Espírita" que junta informações valiossisímas sobre o funcionamento da Casa Espírita, bem como de todos os departamentos.
A Federação trabalha para que as Casas tenham acesso a informação coerente, pautada sempre no objetivo da Unificação, tendo na sua essência a base doutrinária contida nas Obras Básicas codificada por Allan Kardec.
Por hoje.................. é só pessoal!
Abraços Fraternais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário